terça-feira, 29 de julho de 2014

O Grande Mentecapto - Fernando Sabino

O Romance Picaresco ou novela picaresca tem sua origem no século XVI na Espanha com a obra: Vida del Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades, datado de 1554. É um subgênero literário narrativo da ficção em prosa, geralmente satírico e descreve as aventuras de um herói malandro. Tem como suas principais características: a presença de um protagonista, o pícaro, que pertence a uma baixa extração social e vive por sua inteligência em uma sociedade corrupta.

Capa do livro - Imagem: Ivan Leite

Em O Grande Mentecapto, Fernando Sabino faz uso das características deste gênero para narrar a vida de Geraldo Viramundo, que perambula, sem eira nem beira, por todo estado de Minas Gerais.


O texto é estruturado em três fases da vida de Geraldo: sua infância, sua adolescência, é suprimida 10 anos de sua vida e enfim a fase adulta.

Na infância, Geraldo já dá sinais de seu espírito determinado e se mostra um ser diferente dos outros. Na adolescência revela a tendência ao sacerdócio, mas contrariado por forças do destino é expulso do seminário. Passa-se dez anos e quando percebemos Geraldo já está integrado em suas andanças e aventuras por diversas cidades de Minas Gerais como um homem que perdeu a razão. Na sua vida adulta volta para sua terra natal – Rio Acima – para terminar sua revolução.

Percebemos que as aventuras de Geraldo Viramundo nada mais são do que uma grande metáfora do homem brasileiro alienado, humilhado, usado, manipulado, enganado e espezinhado. O autor, também, aproveita-se do gênero para fazer uma alegoria dos anos em que o nosso país permaneceu sob o domínio dos militares, onde o poder repressivo do governo com seus mandos e desmandos fizeram calar muitas pessoas.

O livro mostra os problemas do povo brasileiro, a distribuição de terras, o abuso de poder, a pobreza e a loucura.

Embora o autor chame Viramundo de mentecapto – sujeito que perdeu a razão – ainda acredito que seja o único que tenha juízo nessa história toda.

               
Picaresco: Burlesco, cômico, ridículo, pícaro. Gênero literário de origem espanhola (séc. XVI e XVII) que tem como protagonista o pícaro.

Referências: Diálogo em Francês – p. 98; Piadas – p. 105; Porão – p. 164;  Nome dos Profetas das esculturas de Aleijadinho – p. 165;  Abertura – p. 166.


Ivan Leite – Santo André – 29 de julho de 2014 – 19h27min

Nenhum comentário: