domingo, 9 de fevereiro de 2014

"Divórcio" - Ricardo Lísias

Ivan Leite

Ricardo Lísias publicou seu primeiro livro: “Cobertor de estrelas” em 1999, pela editora Rocco. É romancista, contista, palestrante e professor universitário. Já foi indicado e finalista de vários prêmios literários e ganhou em 2013 o prêmio APCA de literatura pelo romance “O céu dos suicidas”, editora Alfaguara, 2012.

O escritor possui uma narrativa forte e instigante, além de uma linguagem apurada e inteligível. Percebemos, estilisticamente, uma escrita construída com frases curtas, que faz com que a leitura transcorra rapidamente. Em seus textos, encontramos uma consciência ética muito forte, uma ironia sutil e cortante, temas e reflexões relevantes, tudo isso, combinados em situações originais que causam um grande prazer ao leitor. “É arte literária”, como ele mesmo diz em suas entrevistas.



Em seu último romance, “Divórcio”, editora Alfaguara, 2013, o narrador, nomeado Ricardo Lísias, nos transporta a um clima tenso e sufocante e nos faz segui-lo na sua aflição sentida depois da separação de sua ex-mulher, uma jornalista de cultura, após quatro meses de casamento. Leva-nos, também, a pensar sobre até que ponto nós podemos confiar cegamente numa relação a dois, quando se está apaixonado, mas a outra parte não está sendo ética com você. Em segundo plano, o romance vai nos mostrar e nos fazer refletir sobre o submundo, nada glamouroso, dos jornalistas.

No romance Divórcio, todos os capítulos são estruturados em quilômetros, quinze para ser exato, percurso de uma tradicional corrida de final de ano em são Paulo, a São Silvestre. Cada quilômetro percorrido serve para o narrador contar sobre sua dor física, sua vitalidade, suas emoções e seu caminho percorrido para retomar a sua consciência após ter passado pela situação traumática de ter encontrado o diário de sua ex-esposa e lido, que ela o traíra, quarenta dias depois do casamento, com um cineasta e jurado do Festival de Cinema de Cannes em 2011.

O corpo como metáfora viva

Nas obras de Ricardo Lísias, o corpo ou as partes dele são usadas metaforicamente de forma muito forte. Percebemos isso já em seu primeiro romance, Cobertor de estrelas, a repetição “pés pretos” da personagem do menino de rua é usada metaforicamente para despertar no leitor a consciência do descaso das autoridades públicas em relação aos menores abandonados e representa, também, o grito indignado do narrador diante de uma sociedade que não vê ou não se importa com os pés sujos e descalços de um menor sem amparo nenhum.

Na novela Capuz, texto publicado no livro: Anna O. e outras novelas, editora Globo, 2007, é a cabeça que serve como metáfora. Na narrativa, a personagem está o tempo todo coberto por um capuz e presa num quarto como se fosse um animal de zoológico. Metaforicamente o capuz representa o sufocamento alienante das pessoas diante da sociedade e por outro lado, o quarto representa a limitação do ser humano diante do mundo na esperança de que as coisas mudem. A personagem não reage diante de seu aprisionamento, pois acredita que a qualquer momento tudo vai mudar, mas não muda. Como ele não sabe por que vive e morre, aceita o pouco da vida e se convence que esperar é a solução.

O corpo como metáfora viva daquilo que se quer comunicar continua em Divórcio. Agora é a pele, órgão mais extenso do corpo humano. A personagem Ricardo Lísias está em carne viva. O trauma o descarnou. Toda sua dor interna chega ao limite do corpo externo. Metaforicamente, a dor que sente na alma se transporta para os limites extremos de seu corpo e o faz perder o contato com a realidade. Para restabelecê-la, ele corre.  Corre para que a dor física seja maior que a emocional. Ele faz aquilo que os atletas fazem, exercitam seus corpos para se sentirem vivos, são.

No final a serenidade do narrador é restabelecida, percebemos isso quando o narrador mostra seu lado criança ao comemorar a chegada ao final do percurso da São Silvestre. A personagem Ricardo Lísias chega pronto para viver, pronto para mais um novo ano, chega como alguém que espera os fogos da meia noite e comemora o renascimento de um novo dia, nova chance em um novo passo. “Só morro mais uma vez”. Chega fortalecido. Chega a si mesmo e nos leva a formular a seguinte máxima: continue correndo para se sentir vivo mesmo com as cicatrizes abertas, essa é a mensagem mais positiva da leitura.

Ivan Leite – Santo André – 09 de fevereiro de 2014 – verão – 11h45- final

Nenhum comentário: