domingo, 15 de setembro de 2013

“Pausa” – Moacyr Scliar - Conto - Situação de Aprendizagem

Situação de aprendizagem

- Leitura do Conto – “Pausa” – Moacyr Scliar

* Numa roda de leitura.


[Antes da leitura]

* Oralmente:


- Relembrar aos alunos algumas características do gênero: “Conto”;

- Trazer para o aluno informações sobre o autor, pequena biografia;

- Situar o texto por meio da leitura das informações da bibliografia;

- Discutir hipóteses sobre o título: - o que ele sugere? - Em que ocasiões a usamos?


* Professor distribui cópias do texto para os alunos.

* Leitura compartilhada.

[Durante a leitura]

*Oralmente:


* Professor e alunos checam constantemente hipóteses e buscam novas hipóteses.


- Por que Samuel vestiu-se rapidamente e sem ruídos?

- O que significa: “azedume”?

- Por que o narrador diz que a mulher tinha “azedume” na voz?

- O que significa: “secamente”?

- Por que o marido responde a pergunta da mulher secamente?

- Por que a mulher e Samuel usam a segunda pessoa nos diálogos?

- O que significa a expressão: “... voltar à carga...”?

- Se Samuel estava com pressa em sair de casa, por que guiava vagarosamente?

- O que significa: “deter-se”?

- Por que Samuel parou diante do hotel?

- Samuel trabalhava num hotel pequeno e sujo?

- O que significa: “furtivamente”?

- Por que Samuel olhou para os lados e entrou no hotel de forma a se esconder?

- Por que o gerente do hotel chama Samuel de Seu Isidoro?

- Por que Samuel interrompeu a fala do gerente?

- Samuel foi trabalhar ou estava alugando um quarto?

- Por que Samuel subiu as escadas de forma vacilante, ou seja, como se estivesse indeciso?

- Que tipo de hotel, há mulheres vestidas de chambre (roupão) nos corredores?

- O que significa a expressão: “... cacarejo curto...”?

- Por que Samuel chega ao quarto ofegante?

- Por que um despertador ligado, se ele veio para o trabalho? Ele veio Trabalhar?

- O que significa a expressão: “cenho franzido”?

- Por que Samuel suspirou?

- Por que Samuel comeu vorazmente todos os sanduíches?

- Samuel foi ao hotel para dormir?

- Por que Samuel foi ao hotel para dormir sozinho?

- Há uma ligação entre o sonho de Samuel e a realidade que vive na narrativa?

- Samuel dormiu o dia todo?

- Samuel dormia no hotel todos os domingos?


[Depois da leitura]

* Comparação de informações:


- Mulher (lenta/bocejando) X Samuel (rápido/esperto);

- Mulher (azedume na voz) X Samuel (respondeu secamente/ chateado)

* Retrato de uma época:


* Discutir com os alunos a evolução dos hábitos e tecnologias.

- “Despertador tocou”;

- “Samuel pegou o chapéu”;

- “... bacia cheia d’água, sobre um tripé...”;

- “... despertador de viagem, deu corda...”

- “... Jornaleiros gritando...”;

* Inferências globais:

* Discussão aberta:


- Pelas ações de Samuel e a qualidade do diálogo entre os dois, podemos dizer que o relacionamento entre o casal está abalado;

- A pausa que Samuel escolhe para si todos os domingos, no caso, dormir sozinho num hotel pequeno e sujo, simbolicamente, representa uma fuga da realidade, um não enfrentamento;

- Samuel poderia enfrentar o problema que lhe causa incômodo, ao invés de mentir para a mulher e para as pessoas;

* Avaliação:

- Professor pede aos alunos uma produção de texto que sintetize a história lida.

Santo André - 15 de setembro de 2013 - Inverno - 10h12mim

Nenhum comentário: