sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O Caçador de Pipas

Livro que li e gostei...


"O Caçador de Pipas" de Khaled Rosseini conta a história de uma amizade entre Amir (fraco e medroso) e Hassan (alegre e corajoso). Ambientado no Afeganistão, o autor nos remete a cultura afegã e sua população.

Amir é filho de um homem rico e culto que curte produtos do ocidente e Hassan é filho do empregado da casa.


A história divide-se em dois tempos: antes e depois da ascensão do partido Talibã (movimento fundamentalista islâmico nacionalista) que muda o poder político e religioso do país. Com a subida ao poder do movimento Talibã, provoca uma dispersão das famílias ricas do país, ou seja, há uma grande fuga dessas famílias para países vizinhos e América do Norte. Amir e seu pai vão para os Estados Unidos e Hassan fica no Afeganistão.

Passado alguns anos, Amir volta ao Afeganistão para saber de seu amigo, mas descobre que ele e sua esposa foram assassinados por partidários do movimento Talibã. Amir fica sabendo que o filho deles está vivo e resolve enfrentar com coragem um homem sádico que anos atrás desonrara seu amigo Hassan, mas que na época ele (Amir) deixara de reagir contra essa pessoa, que na história representa o mal.

Nenhum comentário: