sábado, 5 de maio de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa - Edição 2008

Olimpíadas de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro - Edição 2008


A escola João Baptista Marigo Martins participará da Edição 2012 das Olimpíadas de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. Tentaremos repetir e avançar o resultado de 2008, ocasião em que a nossa escola foi classificada na etapa municipal, cidade de Santo André, nas categorias: Artigo de Opinião, Memórias e Poesia.  

Neste Post pretendo documentar com fotos, documentos e textos a nossa participação na categoria: Poesia - "Poetas da Escola - 2008"


1- Regulamento: 2008 - Link para consulta: 


2- Sequência Didática


2.1- Painéis:

Para facilitar o trabalho de apresentação do projeto aos alunos, o professor usou como material didático: painéis, onde foram colocadas as informações sobre o projeto para que os alunos anotassem, ou não em seus Diário de Bordo:











2.2- Murais:

2.2.0 - Mural do aluno:

Os mural do aluno era uma forma de incentivar a participação do aluno, que escrevia em pequenos papéis a  sua opinião sobre dado assunto, lia para os colegas ouvirem e depois colava no mural afixado na lousa.



2.2.1- Algumas frases colhidas dos alunos sobre: Poeta e Poesia:

* Para você, o que é um poeta?

- É aquele que escreve poemas e exclama seus sentimentos.
- É uma pessoa que tem amor a vida e sabe rimar.
- É uma pessoa que rima.
- Um poeta gosta de fazer poemas para contar tudo.
- É uma pessoa que escreve poemas românticos.
- É uma pessoa que sabe rimar.
- É uma pessoa que escreve poemas e poesias muito bonitas que mostram seus sentimentos.
- É melhor.
- Para mim é muito importante.
- É um ser humano que através de expressões e sentimentos escreve uma poesia.
- Uma pessoa que expressa seus sentimentos em um poema.
- É um homem ou uma mulher que fala o que vê.
- É o que expressa amor à poesia.
- É uma pessoa que consegue fazer rimas com o que vê ao redor dela.
- É um homem ou mulher que se solta e diz o que quer.
- É um cara que faz frases interessantes e bonitas.
- É uma pessoa que está fazendo e segue sempre em frente.
- É uma pessoa que escreve versos misturados em rima como se fosse uma história engraçada.
- É um artista que expõe suas idéias, expressões e sentimentos em rimas.

* Para você, o que é um poema/ poesia?

- Um poema é aquele que rima e dá alegria para quem gosta.
- É uma coisa linda.
- ...São coisas legais.
- Poesia é quando nós falamos de dentro para fora.
- Um poema é uma poesia. Para mim é muito legal e romântica.
- Para mim é um lugar que é muito bonito.
- É um texto onde o poeta expressa seus sentimentos.
- Para mim é uma rima.
- Bonita e frases...
- É um texto que atrai alegria e sentimentos.
- É um tipo de texto em que o poeta olha as situações de vida e fala coisas boas e suas opiniões.
- São coisas que deixam-nos felizes e espertos.
- Para mim o poema é o que o poeta escreve com seus sentimentos.
- É um texto feito de rimas.
- É seu sentimento ou alguma coisa que ele é.
- São coisas bonitas.
- É uma poesia que tem versos, frases e rimas.
- É um pequeno texto que tem rimas, é bem engraçado e é interessante, pois cada vez sabemos fazer mais rimas.

2.2.2 - Mural: "Eu me lembro!!!"



2.2.3 - Mural de Poemas:

O mural de poemas era o lugar onde os alunos afixavam seus poemas preferidos pesquisados em livros diversos. Copiavam, decoravam e colavam para todos apreciarem:







Poema decorado por aluna para afixar no mural de poemas:



2.2.4 - Painel: poema: 

"Tem tudo a ver", de Elias José. Neste painel foi trabalhado as imagens do poema.



2.2.5 - Painel de Imagens: 

Imagens: olhar; dores; alegria; cores; sabores etc




3- Diário de Bordo da aluna: Juliana.

3.1 - Capa:


3.2 - Dedicatória:


3.3- Outras páginas:












3.4- Avaliação da aluna sobre o projeto: Poetas da Escola.




4.0 - Algumas fotos das Sequências Didáticas: Alunos e Professor.














5.0 - Poemas finalistas:

(Iago 5a. C - Versão do Aluno):

Adoro lugar onde vivo

Adoro lugar onde vivo
Tem amigos de montão
Adoro brincar com eles
Na estrada do montanhão.

Adoro minha casa
Adoro meu lar,
quando chegar da escola
eu posso brincar.

Todo dia quando acordo
vejo os pássaros cantando,
meus gatos miando
e os cachorrros latindo.

Eu tenho três gatos
Bob, Sofia e Nina
Eles são muito fofos
Pedindo ração.

Esse é o meu lar
É onde eu vivo.

(Iago 5a. C - Versão com ajuda do professor):

  
Adoro onde vivo

Adoro onde vivo
Tenho amigos de montão
Adoro brincar com eles
Na estrada do montanhão.

Adoro minha casa
Ela é o meu lar
Quando chego da escola
Posso logo brincar.

Todo dia quando acordo
Ouço os pássaros cantando
Os cachorros latindo
E meus três gatos miando.

Bob, Sofia e Nina
São minhas alegrias
Muito fofos eles são
Pedindo a ração.

Esse é o lugar onde vivo
Com muita satisfação.


(Juliana 5a. F: Versão da Aluna):

A região onde eu moro

Olho na janela
A natureza, tão bela!
As folhas dançando ao vento
Os pássaros cantando livremente.

Flores brotam no meio da dor
A esperança, a alegria e o amor
Eu queria que todos
Valorizassem mais a natureza
Para compartilhar as alegrias
E também suas tristezas.

A natureza alivia
A dor no coração
Dando a harmonia
E também a emoção.

Os idosos e as crianças
Andam pelas ruas
Eles tem esperança,
Que vidas melhores sejam as suas.

A alegria toma conta das pessoas,
As pessoas que passam por aqui.
Penso felizmente
Que o melhor vai vir

A região onde eu moro,
O chão é de terra,
As casas são simples
Penso e reflito:
Que os perigos e tristezas,
As tempestades de verão,
Não são páreo para nós
Gente de coração.


(Juliana 5a. F: Versão com ajuda do professor):

A região onde moro

Olho da janela
A natureza, tão bela!

Folhas dançando ao vento
Pássaros cantando livremente.

Flores brotam em meio à dor
A esperança a alegria e o amor

Como queria que todos
Valorizassem a natureza!
Compartilhassem as alegrias
E também suas tristezas!

A natureza alivia
A dor do coração
Dando-lhe harmonia
E emoção.

Idosos e crianças
Andam pelas ruas
Eles têm esperanças
Que vidas melhores
Sejam as suas.

Alegria toma conta das pessoas
Que passam por aqui
Penso felizmente
Que o melhor há de vir.

Na região onde moro
Tem chão de terra e casas simples

Então penso e reflito:
Perigos e tristezas
Tempestades de verão
Não são páreos para nós
Gente de coração.


(Juliana 5a. F - versão 2 - Professora Cleuseni)

A região onde moro

Olho da janela
A natureza, tão bela!
Folhas dançando ao vento
Pássaros cantando livremente.

Flores brotam em meio à dor
A esperança a alegria e o amor
A natureza alivia
A dor do coração
Dando-lhe harmonia
E emoção.

Idosos e crianças
Andam pelas ruas
Eles têm esperanças
Que vidas melhores
Sejam as suas.

Como queria que todos
Valorizassem a natureza!
Compartilhassem as alegrias
E também suas tristezas!

Na região onde moro
Tem chão de terra e casas simples
A alegria toma conta
De tudo por aqui
Penso felizmente
Que o melhor há de vir.

Estou certa de que
Perigos e tristezas
Tempestades de verão
Não são páreos para nós
Gente de coração!


(Luan 5a. C - Versão do aluno):

O sonho da minha rua

A rua onde moro
Tem árvores e casas
Muitas crianças brincando
E pessoas namorando.

Tem muito ar puro
Uma ótima armonia
Tem pássaros no telhado
Soltos e com muitas alegrias.

Se eu fosse prefeito eu colocava
Os pobres nas casas
Eu plantava mais árvores e
Com ar puro eu ficava.



(Luan 5a. C - Versão com ajuda do professor): 

Minha rua

Na rua onde moro
Tem árvores e casas
Crianças pobres a brincar
E pessoas a namorar.

Tem vento que sopra gelado
Tem muita harmonia
Tem pássaros  no telhado
Pousando todo dia.

Se eu fosse o prefeito
Colocava os pobres nas casas
Plantava mais árvores
E com ar puro ficava.


(Andrew 5a. F - Versão do aluno):

Rodoanel construindo a represa

 Represa, Oh! Linda represa! Tão linda e com pureza
Um lugar bom para morar
Com essa mata linda do Parque do Pedroso
Aqui no Parque Miami está a maior confusão
Tem poeira pra todo lado por causa da construção
Tem trator, escavadeira, carro pipa e caminhão
Muita lama e buraco por causa da construção
Depois que as obras terminarem será só alegria
Com essa nova rodovia irei a praia todo dia
Rodoanel e progresso incurtando distâncias
E aproximando pessoas com sucesso.



(Andrew 5a. F - Versão com ajuda do professor):

* Poema Vencedor:

Rodoanel

Aqui no Parque Miami
Está a maior confusão.
Tem poeira pra todo lado
Por causa da construção.

Tem trator, escavadeira,
Carro pipa e caminhão
Muita lama e buraco
Por causa da construção.

Depois que tudo acabar
Será lugar bom de morar.

Rodoanel trouxe o progresso
Para nossa região
Encurtou o caminho
De pessoas e caminhão.



6.0 - Comissão Julgadora:

6.1 - Professora de Língua Portuguesa:

Voto – Justificativa – Maria Eliane

Escolho o texto Rodoanel, porque retrata as mudanças que estão acontecendo agora no lugar em que essa criança mora, dá pra perceber um certo transtorno devido à construção, mas também existem esperanças de dias melhores.
Achei bem interessante o início do texto, onde ele cita exatamente a sua localização “Aqui no Parque Miami”.
É gratificante perceber que a sementinha da leitura e da escrita estão se espalhando entre as nossas crianças.


6.2 - Professora de Língua Portuguesa:

Voto - Justificativa - Cleuseni.

A Região onde Moro – Juliana – 5ª. F:
O poema atende ao tema proposto, com algumas manifestações relevantes do gênero  poesia.
Eis algumas delas:
- Imagens conotativas: “Flores brotam em meio à dor” e denotativas: “Tem chão de terra e casa simples”
- Rimas internas: “cantando/ dançando” (2ª. Estrofe)
- Personificação: “A natureza alivia a dor do coração”
- Aliteração: Fonema (s) valorizassem/ compartilhassem/ alegrias/ tristezas ... Fonema (t) natureza/ cantando/ brotam...



6.3 - Pai de aluno da Comunidade:

Voto - Justificativa - Odair Nogueira.

À Escola João B.M. Martins,...

É com muito prazer que venho escolher sobre as poesias a que melhor na minha opinião destacou-se. Todas elas ficaram muito boa, más a do Andrew da 5ª. F destacou-se pelo que nós estamos passando nesse momento com essa construção do rodoanel que está transformando o nosso bairro num verdadeiro caos de caminhão e lama, foi muito bem bolada com humor e uma esperança de dias melhores chegando, eu acho que o que ele quis dizer é que essa construção é um mal necessário para o progresso e um futuro melhor para nossa cidade e nosso bairro.

Parabéns e continue assim com inteligência alegria e pensando em nosso futuro sempre melhor assim conhecemos os grandes talentos.

ODAIR NOGUEIRA 


6.4 - Diretor da Escola João  Baptista Marigo Martins:

Voto - Justificativa - Joaquim Luiz Nogueira.

5ª. F
Texto faz o encontro entre realidade e expectativa de futuro na visão infantil. Inocência que se cruza c/a ideia de progresso.

7.0 - Fotos da Premiação dos Finalistas e o Vencedor: Entrega de Medalhas.

Prof. Ivan e Iago - Finalista

Prof. Ivan e Juliana - Finalista

Prof. Ivan e Andrew - Finalista e Vencedor

8.0 - Documento da Diretoria de Ensino de Santo André parabenizando as escolas vencedoras:





9.0 - Relatório Final sobre o Projeto endereçado à Diretoria de Ensino de Santo André - SP:

Título do Projeto: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Categoria I – 5ª. Série – Poetas da Escola

Diretoria de Ensino da Região de Santo André

Escola Estadual João Baptista Marigo Martins - Município: Santo André

Demanda Atendida:

Ensino Fundamental – Ciclo II: 87 alunos

Professores: 89

Efetivo: 54            Estáveis: 0                    Ocupantes de Função Atividade: 35
                                       
                                    Desempenho da escola                                          IDESP 2007
4a. Série EF                              1,88                                                               1,71        
8a. Série EF                              1,86                                                               1,58
3a. Série EM                            1,35                                                               0,99

Espaço para comentário do diretor da Escola:

O projeto de poesia “Poetas da Escola” foi considerado pela Direção como um grande avanço na busca de estimular os alunos e escreverem de forma espontânea e criativa a partir de algo que eles conheciam. Os alunos produziram textos com emoção, misturando sonhos e realidades da comunidade, isto é, enfrentaram as dificuldades da escrita para apresentarem ao professor os seus desejos de superarem as suas realidades.

Breve histórico do projeto:

O projeto de poesia Poetas da Escola é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC) e foi aplicado aos alunos de três 5 a. Séries do Ensino Fundamental II (tarde) da Escola Estadual João Baptista Marigo Martins no período de 30 de maio a 11 de novembro de 2008 e trabalhou o tema: “O lugar onde vivo”.

Apresentado em forma de Caderno do Professor, o projeto Poetas da Escola trouxe uma proposta metodológica pronta, dividida em 14 oficinas, mas possibilitou ao professor autonomia para incluir atividades ou serem feitas adaptações, desde que respeitada a ordem das oficinas.

O projeto trouxe ainda uma seqüência didática de 9 passos necessários ao progresso das oficinas: Apresentação do projeto e da situação de produção; Diagnóstico inicial; Leitura de textos; Estudos das características do gênero; Pesquisa sobre o tema; Produção coletiva do texto; Produção individual; Aprimoramento e reescrita do texto e Publicação do texto produzido.

Aplicada a seqüência didática, o projeto foi desenvolvido de forma satisfatória e com um resultado final inesperado: a classificação do poema do aluno Andrew Araújo Braga (5 a. Série F) em primeiro lugar em nível  regional Santo André.

Objetivo:

O projeto Poetas da Escola tem como objetivo colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita de todos os alunos das turmas participantes.

Público-alvo:

Alunos da 4 a. Série do Ciclo I e 5 a. Série do Ciclo II

Coordenador do Projeto:

Professor Ivan Leite, 48.

Formado em Licenciatura Plena em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, concluído em 1990.

Formação Continuada – Teia do Saber
Certificados expedidos pela Faculdade Anchieta – São Bernardo do Campo (2003); UNIA – Centro Universitário de Santo André (2004) e UNIA – Centro Universitário de Santo André (2005) Todos em Metodologias de Ensino de disciplinas da área de linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua portuguesa e Literatura.

Projeto de extensão: Professores da Rede Pública de Ensino
Certificado expedido pela FEUSP – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005) Curso: Metodologia do Ensino de Português I (Ensino Fundamental II)

Situação-Problema:

Percebido o interesse dos alunos em leitura de poemas em sala de aula e as dificuldades ortográficas verificadas em sondagens feitas com os alunos, resolvemos aplicar o projeto Poetas da Escola como forma de organizar e ampliar esse interesse pela leitura e uma forma de trabalhar a ortografia e a escrita dos alunos.

Inovação:

A inovação está no sentido do professor vivenciar uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais por meio de seqüências didáticas. A Olimpíada constitui uma estratégia de mobilização que oferece aos professores oportunidade de formação. Essa metodologia despertou o interesse dos alunos em todas as oficinas, pois os leva à reflexão e a prática.

Ineditismo:

Ineditismo quer dizer algo original, incomum, que traz novos conhecimentos. Isso tudo foi oferecido pelo projeto Olimpíada de Língua Portuguesa, pois ele trouxe a síntese de um trabalho fundamentado na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência de outras três edições do Programa Escrevendo o Futuro.

Solução tecnológica:

Embora o projeto de poesia tivesse como opção de ser desenvolvido num ambiente digital, optamos pela facilidade do “diário de bordo”, onde eles puderam fazer suas anotações de aula, suas  reflexões e suas criações. Deixamos o aluno à vontade para que pudesse criar seu próprio ambiente de escrita com anotações e ilustrações dos pontos abordados por cada oficina.

Relevância Social

Trabalhar com o tema “O lugar onde vivo” despertou nos alunos, por meio de reflexões, entrevistas e discussões uma consciência do meio social onde vivem. Os alunos puderam ampliar sua visão do lugar onde estão inseridos, isso, a um ponto de terem idéias e imagens para construírem seus poemas. Puderam perceber a importância de fazer parte de um meio social carente, mas digno de se ver poesia nele.

Relevância cultural:

A relevância cultural da aplicação do projeto está na ampliação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno e professor; está na oportunidade de inter-relação dos alunos com a comunidade; está na observação do meio social em que vivem; está na leitura de poemas clássicos; está nos estudos de autores consagrados, está no aprendizado de conceitos relacionados ao gênero textual, o poema; está na ampliação de conhecimentos literários por meio de pesquisas de livros didáticos e livros de poesia; está no exercício da oralidade tanto nas declamações de poemas como na socialização das idéias e reflexões apresentadas, enfim, está no aumento considerável do conhecimento de mundo do aluno e do professor.

Relevância econômica:

A Olimpíada de Língua Portuguesa talvez não tenha sido pensada para um fim econômico e sim organizar a linha de estudo de um gênero textual, a poesia, mas como coordenador do projeto, pude perceber que alguns alunos se destacaram em seus trabalhos de criação a ponto de eu imaginar pessoas vivendo e sendo remuneradas pelo simples ato de escrever. Imagino advogados, jornalistas ou escritores, pessoas que lidam com argumentações e idéias. Penso que nossa missão, tenho certeza, seja de cuidar dessas sementes criativas, oferecendo projetos que lhes dêem uma consciência transformadora da sociedade e de um futuro melhor.

Relevância política:

Todo meio cultural oferecido ao aluno que desperte a consciência de pertencer a uma sociedade como cidadão terá considerável importância política. Aumentar a capacidade de ler e escrever, objetivos principais deste projeto, alcança está relevância, pois quando aumentamos nosso conhecimento de mundo, temos a capacidade primordial de um cidadão, que é a de ter a liberdade de escolha dos nossos próprios caminhos.

Viabilidade técnica:

O projeto Poetas da Escola pode ser aplicado em qualquer ambiente escolar, pois pode ser trabalhado tanto na sala de aula como num ambiente digital. Aulas expositivas podem ser apresentadas em Data-Show como em painéis montado pelo professor. Os alunos podem fazer suas anotações em papel sulfite A4, usar canetas esferográficas comuns ou coloridas, enfim, o projeto pode ser realizado de forma satisfatória com um mínimo de material disponível.

Viabilidade econômica:

As despesas da escola são mínimas: papel sulfite A4 para o diário de bordo, papel almaço para capa do diário de bordo; caneta esferográfica; lápis preto; papel flip-chart para montar painéis de aula; pincel atômico pra montar painéis de aula; papel manilha para montar os murais dos alunos; tesouras para recortar figuras; tubo de cola para colar recortes; fita crepe para afixar murais e painéis; lápis de cor e canetinhas coloridas para ilustrações; tinta de impressora para impressão de poemas.

Viabilidade organizacional:

O projeto pôde ser realizado de forma satisfatória em duas aulas semanais no início e uma aula semanal após o encaminhamento do poema para o concurso. Foram aplicadas as seqüências didáticas sugeridas pela coordenação do Projeto, tiveram aulas expositivas, reflexões e discussões dos temas propostos; socializaram suas reflexões para a classe; criaram poemas, leram suas criações para os colegas de sala de aula; leram poemas de autores consagrados, copiaram poemas dos livros didáticos, ilustraram poemas; organizaram–se para um sarau de poemas; avaliaram e deram uma menção para a sua própria participação. 

Resultados:

Todo projeto realizado de forma satisfatória traz consigo uma resposta gratificante, mas também uma experiência de aprendizado de situações que deverão ser revistas para futuros projetos. Na aplicação deste projeto, houve alguns resultados positivos:

Participação efetiva dos alunos;
Reflexão e socialização de idéias e opiniões;
Aprendizado de conceitos relacionados ao gênero textual trabalhado, o poema;
Organização, capricho e criatividade na escrita do diário de bordo;
Criação de poemas regulares, bons e excelentes;
Interesse dos alunos na leitura de poemas consagrados;
Interesse dos alunos em pesquisar poemas em livros didáticos;
Interesse dos alunos em pesquisar poemas com a comunidade e familiares;
Um poema classificado no concurso em nível regional Santo André;

Facilidade de reprodução para a rede pública:

Como o projeto trabalha com o Caderno do Professor, basta o profissional se inscrever pelo site da Olimpíada de Língua Portuguesa (www.escrevendofuturo.org.br) e aguardar o material vir pelo Correio. O professor lê, planeja e aplica aos alunos.

------------------------------------------------------------
                                                                              Nome do responsável: Ivan Leite

------------------------------------------------------------
                                                                          Assinatura
                                                                         RG. No.xx,xxx.xxx


2 comentários:

catléia disse...

Prof. Ivan, parabéns por este trabalho, cujo portfólio virtual agora compartilha conosco, com o mundo.
Que maravilha o trabalho realizado, bem como toda a documentação, que tão bem ilustra as etapas do processo de ensino e aprendizagem.
Acredito que todos estes alunos foram transformados por este trabalho!
Que maravilha ler o texto do Andrew, que conseguiu mostrar, por meio de seu poema, o seu engajamento com o seu bairro, seu tempo, as transformações sociais e históricas provocadas pela construção do Rodo Anel. Me emocionei ao ler o texto!!!
Se eu tivesse tido, em meu percurso escolar, estas vivências que o Senhor proporciona, talvez tivesse me apaixonado muito antes pela escrita!!!
Um grande abraço!!!

Unknown disse...

Prof. Ivan, boa tarde! Feliz Pascoa.
Gostaria de saber se o senhor, ainda, tem o manual destinado aos professores da 1ª olimpíada (ano de 2008)?
Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre habilidades leitoras e as olimpíadas da língua portuguesa. Desde já o meu agradecimento.
Para mais contato: hywston@gmail.com