quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fahrenheit 451 - Filme

Assisti e gostei...




Ivan Leite

Lembro-me de certa vez ter assistido ao final do filme “Fahrenheit 451” na televisão. As roupas das personagens, as músicas, o clima futurista e a temática: bombeiros pondo fogo em livros me deixaram curioso por assisti-lo por inteiro.

Passado alguns anos, eis que o encontro no acervo da escola em que dou aulas. Minha alegria foi tanta que corri até a Coordenação e o emprestei para assisti-lo quando tivesse um tempo. Hoje eu o vi por inteiro.

 “Fahrenheit 451” foi um sucesso nos meados dos anos 60 e foi interessante perceber as diferenças enormes do modo de filmar da época com o nosso 3D atual.


Foi interessante, também, comparar a visão de futuro que o diretor tinha nos anos 60 com a que vivemos no nosso tempo. Trens suspensos em monotrilhos, parecidos ao TGV francês de hoje, só que lentos e muito balançantes. Desvio de função dos bombeiros, que punham fogo em livros, pois não havia necessidade de apagar incêndios por serem as casas todas à prova de fogo. Antenas de televisão nos telhados das casas que representavam a diferença entre os alienados e os resistentes. Os alienados eram aqueles que ficavam em frente às telas dos aparelhos de TV interagindo com elas numa espécie de Reality Show e os resistentes, que preferiam ler, isso escondido dos bombeiros, pois nesse futuro era proibido ler.

O ritmo lento do filme é outra característica marcante para quem assiste, deixa-nos com a sensação de que nesse futuro as pessoas estão constantemente vivendo num vazio e tédio existencial.

O filme me deixa a impressão de que:

1- Sempre terá alguém para executar leis absurdas que limitam o pensamento e a liberdade do indivíduo;

2- Sempre terá alguém que resistirá conscientemente contra aquilo que oprime a alma humana;

3- Sempre terá alguém que, já consciente daquilo que o oprime, levará a outro essa consciência que já possui;

4- Sempre terá alguém que se sacrificará para tornar-se um símbolo de uma nova consciência;

5- Sempre terá alguém que não aguentará a consciência do outro e, incomodado, fará algo para impedi-lo de continuar nesse estado de consciência.

Ficha técnica:

Filme: Fahrenheit 451
Estúdio: Universal Studios
Tipo: Ficção Científica
Tempo: 111 minutos
Tipo: Cor
Ano: 1966
Tema: Ditadura
Contém: Violência
Idade: 14 anos


Sinopse:



Num futuro próximo, em uma sociedade totalitária e opressiva, a missão dos bombeiros é queimar todo tipo de material impresso, que é considerado propagador da infelicidade.

Montag (Oskar Werner) é um bombeiro designado para queimar livros proibidos até conhecer uma revolucionária professora que se atreve em lê-los.

Montag é casado com a fútil linda (Julie Chrstie) e começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher, Clarice (Julie Christie em duplo papel), preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Montag se torna um leitor compulsivo e começa a questionar a linha de pensamento imposta pelo Estado, abandonando a sua forma antiga de ver a vida.

De repente ele se vê como um fugitivo caçado, forçado a escolher não apenas entre duas mulheres, mas entre sua segurança pessoal e a liberdade intelectual.

Sobre o Filme:

Lançado em 1966, “Fahrenheit 451” é um clássico do cinema, do genial cineasta francês François Truffaut, um dos grandes inovadores do cinema de todos os tempos.
Primeira produção de Truffaut em língua inglesa, o filme é uma fábula extraordinária em que a própria raça humana se transforma no terror mais assustador.

Considerado um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 60, é hoje, cultuado por muitos admiradores no mundo inteiro.

O filme é uma adaptação da obra-prima do livro homônimo do escritor norte-americano Ray Bradbury sobre um futuro sem livros.

Estrelando a vencedora do Oscar Julie Christie, Oskar Werner, Cyril Cusack, Anton Diffring, Jeremy Spenser, entre outros.

 “Fahrenheit 451 tem um dos roteiros mais inteligentes e a melhor direção de uma adaptação literária para o cinema que já vi.” – Gerry Carpenter.


Fonte: Ficha técnica, Sinopse e sobre o filme – Capa do DVD.


Ivan Leite – 12 de outubro de 2012 - Primavera

Nenhum comentário: