terça-feira, 6 de março de 2012

Uma Charge: Uma Leitura

Proposta do Curso: Currículo e Prática Docente - Língua Portuguesa e Literatura – 2011-2012 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:

Para desenvolver a capacidade de compreensão leitora do nosso aluno, é preciso que nós, professores, ofereçamos a ele exercícios adequados. Para tanto, faz-se necessário planejar atividades de leitura que favoreçam esse desenvolvimento.

Uma das habilidades exigidas do leitor proficiente é a inferência de informações implícitas em textos que façam uso de linguagem verbal e não verbal. Explicite as inferências que você professor/leitor pode fazer a partir da charge a seguir, de autoria de Leonardo, reproduzida do jornal Extra, publicado na página 18 do trabalho de Verônica Palmira.


Clique na imagem para aumentá-la


Resposta de Ivan Leite:

Por meio da charge de Leonardo podemos fazer uma leitura: verbal e não-verbal:

Na frase “Eles só pensam naquilo” podemos fazer uma leitura intertextual, que nos remete a fala de uma antiga humorista de televisão, Zezé Macedo, onde interpretava uma aluna na Escolinha do Professor Raimundo (Chico Anísio) na Rede Globo. Essa personagem, quando perguntada para explicar o que significava “tal” palavra, relacionava o som da mesma a um objeto sexual ou, a algo ligado ao sentido sexual dela e terminava com o bordão: “Você só pensa... Naquilo”. Nessa charge, o objeto de desejo de ambos os pré-candidatos à presidência da República pode estar querendo dizer que eles estão interessados na faixa que ela carrega ao corpo, por que lembra uma faixa presidencial; ou, estão interessados no corpo da mulata, pois Garotinho diz: “Que Tentação”.

Mas a imagem representada no balão pensamento e sonhada por ambos os pré-candidatos desfaz essa ambiguidade. O corpo da mulata está representado por pontinhos, que sugerem algo não palpável, não consistente, contra uma faixa bem delimitada e desenhada com dois tons de cor preta, dando maior contraste ao desenho e confirmando que o objeto de desejo de Alckmim e Garotinho é, realmente, a faixa “presidencial”, representando aqui, um objeto de prazer do poder e dando-nos a ideia de que a faixa “presidencial” tem para eles um prazer maior do que o próprio prazer sexual.

Sendo a faixa “presidencial” representado nessa charge como um símbolo de poder, quando observamos a imagem de Alckmim com a mão no peito, seu gesto sugere-nos que o pré-candidato se porta como se já estivesse vestido com ela, ou seja, como se fosse algo real para ele. Seu gesto, também sugere, que ele já se imagina no dia da sua posse como Presidente da República com a mão no peito cantado o Hino Nacional Brasileiro.

Ivan Leite – 02.10.2011


Um comentário:

Ivan Leite disse...

Comentário da Tutora Valéria Leão:

Boa Noite Ivan,
Parabéns! Tuas inferências foram ótimas.

Valéria Leão