sábado, 26 de novembro de 2011

Valores Humanos e Questões Ambientais

"Educar para Valores" e "Questões Ambientais"
Ivan Leite
A Escola João Baptista Marigo Martins no ano de 2011, no seu segundo semestre, envolveu gestores, professores e alunos em dois projetos: “Educar para Valores”, desenvolvido pelos alunos da manhã e da tarde e “Questões Ambientais”, desenvolvido pelos alunos da noite.

Os dois projetos fazem parte de outro projeto chamado PRODESC da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que tem como objetivo principal a melhoria do ensino e aprendizagem de todos os alunos de forma a proporcionar uma aprendizagem mais significativa e duradoura dos conteúdos de ensino.


Hoje estamos aqui para finalizá-los, trazendo a todos um pouco daquilo que foi trabalhado por alunos e professores.

Centrado nas metas de melhoria da convivência escolar e social, da prática da cidadania e preservação do meio ambiente, os dois projetos foram desenvolvidos em um período de quatro meses, de agosto a novembro de 2011, quando trabalhou-se com os alunos da manhã e da tarde: exibições de filmes em DVD e discussões dos seus temas principais; confecções de cartazes;  ensaios de passos de dança e jograis; criações de desenhos e acrósticos; produções de frases;  montagem de uma dramatização; confecção de um varal com palavras e desenhos relacionados a valores humanos e, para despertar a consciência  de valores ecológicos nos alunos, foram plantadas árvores frutíferas no terreno da escola.

Já os alunos da noite refletiram acerca dos problemas ambientais enfrentados pelo homem moderno e como cada um de nós podemos colaborar para diminuir os impactos ambientais decorrentes de nossas atividades diárias.

O projeto “Questões ambientais” trabalhou com levantamento de dados estatísticos, coleta de lixo de um dia da Escola João Baptista e sua posterior pesagem; foi exibido o documentário “Lixo Extraordinário”, que serviu para os alunos refletirem e discutirem sobre a importância de manter o planeta limpo; foi feita uma pesquisa sobre a “Origem da Represa Billings”; foram feitas produções artística, confecções de cartazes e poemas.

Para maior sensibilização dos alunos da manhã e da tarde, foram exibidos três filmes que serviram como modelo para as discussões de valores humanos. Foram eles: "Billy Elliot", que discutiu o preconceito e a superação de limites. “Escritores da Liberdade”, que mostrou a necessidade da tolerância entre os diferentes e "Um Sonho Possível", que discutiu a bondade.

A reflexão e discussão dos temas abordados por esses filmes em sala de aula com os coordenadores de classe proporcionaram maior consciência dos alunos em relação à necessidade de uma convivência social mais harmoniosa entre eles.

De forma significativa, foram trabalhadas em todas as séries as palavras: Dignidade, Responsabilidade, Paz, Esperança, Humildade, Atitude, Respeito, Carinho, Fé, Paciência, Vida e Amor, entre outras  várias palavras relacionadas aos valores humanos.

Por fim, esperamos que todas essas palavras não fiquem só afixadas nos cartazes, Power-Points, camisetas e painéis, desejamos que elas permaneçam gravadas e fixadas nos corações e consciências de cada um dos nossos alunos, pois elas devem estar presente no convívio em sociedade, ou seja, na escola, na rua e em nossa residência, devem estar presentes em nossa vida.
Ivan Leite – Santo André – primavera – 25.11.2011 – v1 - 02h19min – v2 - 08h42min

Alunos da Manhã




















































EDUCAR PARA VALORES: Alunos da Tarde













CARTAZES SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS:








EDUCAR PARA VALORES: Alunos da Tarde














5 comentários:

Profª Roseli Piva Oliveira disse...

Parabéns Ivan, seu blog nos faz resgatar grandes momentos e perceber que quando profissionais determinados estão envolvidos em qualquer projeto o resultado é sempre gratificante.

Um excelente trabalho!!

catléia disse...

Prof. Ivan, excelente relato sobre o trabalho desenvolvido nos projetos. Parabéns pelo texto! Parabéns para os professores da escola pelo trabalho realizado, pelos alunos pelo envolvimento. O texto da aluna (escaneado) mostra que o que falta para a escola ser a escola dos sonhos é simplesmente o que é um direito do aluno: uma educação de qualidade. Uma escola onde os professores não faltem, os alunos de fato estudem, a merenda seja servida em um espaço que acomode todos os alunos sentados. Que objetividade da aluna!
Grande abraço e sucesso a todos!!!

Anônimo disse...

oi prof ivan adorei as fotos eu falo por toda a 5b muito obrigada por tudo que o senhor fes por nos beijao saudades se cuida
ass:bianca 5b

www.xenofontestrabao.blogspot.com disse...

Muito bom o projeto parabéns pela sua iniciativa.

www.xenofontestrabao.blogspot.com disse...

Parabéns pela iniciativa, e compartilhamento para nós educadores.